top of page

SAÚDE - CIÊNCIA E CONHECIMENTO

17/06/2014
 

Algumas vezes tenho lido a respeito da Ginástica Facial. Funciona mesmo? Como? Até que ponto?

E o que dizer então da movimentação potente dos músculos faciais, realizada  com o objetivo de fortalecer a face e trazer um aspecto rejuvenescedor, pode trazer mais rugas para a pele, já que são exatamente esses movimentos que "provocam" ou "aceleram" a formação dessas rugas????

Mas então, por que os exercícios para o corpo dariam um resultado e os exercícios faciais dariam outro???!!

 

VAMOS RACIOCINAR JUNTOS?!

Os exercícios faciais, de fato promovem:

1. Maior circulação nos tecidos da pele e nos músculos, melhorando o aporte nutricional em ambos, a aceleração na recuperação do colágeno e fibras elásticas, assim como também a atividade dos fibroblastos, que são o centro de "fabricação" dessas estruturas de suporte da pele.

2.O músculo fraco gera ptose tissular(pele) e muscular, que, consequentemente, auxiliado pela força da gravidade, maximiza a aparência "caída" da face.

3. O músculo forte realiza uma ação anti-gravidade tanto para a pele como para o próprio músculo. Os exercícios trazem simetria das hemifaces, equilibram e pulverizam, distribuindo as forças na face.

 

ENTRETANTO...... Há um pequeno detalhe muito importante e, por vezes ignorado por muitas pessoas:

Músculos corporais possuem ancoragem óssea nos seus 2 extremos e NÂO HÀ "dobras" ou "vincos" na pele durante a realização dos movimentos!

Músculos Faciais possuem ancoragem diferenciada dependendo da região, pois algumas extremidades de fixação de um músculo se dá em outro músculo (que também é flexível e móvel) ou na própria pele (que também é flexível e móvel)

Por causa dessa configuração, os movimentos faciais, se muito fortes, podem ocasionar ainda mais rugas!!!!

E agora??? !!

 

É exatamente aqui que eu quero ir mais fundo com vocês.......

Se então, os movimentos bruscos e fortes provocam mais rugas, e nesse ponto do raciocínio, muitas são as pessoas que se arriscam injetando toxinas, para paralisar esse músculo impedindo-o a fabricar mais rugas de expressão, o que fazer???

Com simplicidade e sutileza ; com percepção, e investindo no biofeedback ou automonitoramento; vamos à minha proposta de entendimento e trabalho:

 

1. Aumentamos a hidratação e a densidade dessa pele, para que não haja o risco de "quebra" ou "ruptura" de alguma estrutura de sustentação da derme;

2. Precisamos criar para esses músculos a ancoragem e /ou fixação que lhes faltam. Para isso utilizamos as mãos posicionadas em pontos chaves, impedindo o vinco ou dobra na pele e ao mesmo tempo aumentamos a capacidade de contração desse músculo, já que o "empuxo" (leia sobre hidrostática e Arquimedes - física!) fica maior.

3. A pele nesse momento, funciona como a música, ou seja, o ritmo que você  oferece a esse músculo no ato da realização de um exercício, vai determinar ou não a "proteção" para essa derme. Em outras palavras, quanto menor a velocidade do movimento, maior a proteção à derme! Músculos mais susceptíveis ao "vinco" ou "dobra", serão protegidos se os exercícios forem realizados lentamente, dando tempo e condições à recuperação na acomodação das fibras de sustentação.

4. A reeducação da fala e da expressão também deve ser trabalhada, no sentido de suavizar a comunicação e os exageros dessa comunicação, pulverizando os instrumentos comunicativos: VOZ, ARTICULAÇÃO, EXPRESSÃO CORPORAL E EXPRESSÃO FACIAL. Esses 4 segmentos podem e devem estar equilibrados.

 

Essas, são, portanto as razões, pelas quais você deve SIM acreditar no trabalho de ginástica Facial. Além disso, procuro sempre , antes de qualquer programa de exercícios, preparar essa face com, alongamentos,nos pontos adequados, aquecimento e modelagem.

Procure sempre um profissional realmente capacitado para essa proposta!!!

Boa sorte e fiquem com Deus!

 
                                                    *******************
 
Orientações e Dicas que Rejuvenecem
​ 

No nosso dia-a-dia, podemos ter um posicionamento de preservação das condições da pele e da musculatura facial, evitando os maus hábitos que provocam rugas precocemente. Basta seguirmos algumas orientações básicas:

 

1. Alimente-se e hidrate-se adequadamente; procure orientação.

 

2. Faça exercícios regularmente, procurando “segurar” a expressão facial enquanto caminha ou corre, evitando assim, a potencialização da força da gravidade com o impacto dos pés no solo.Evite transferir ou “contaminar” a face durante os exercícios físicos, com a força ou tensão que o exercício demanda. Foque apenas nos músculos do corpo.

 

3. Proteja-se com protetor solar, óculos de sol e/ou chapéu. Cuidado! Apenas a claridade já pode favorecer as contrações do músculo corrugador ou orbicular dos olhos, provocando a ruptura das fibras que sustentam a pele desta região.

 

4. Ao passar o hidratante ou mesmo a base no rosto, aproveite para exercitar a resistência dos músculos, alongando-os e fortalecendo-os.Faça regularmente a automassagem modeladora facial, com resistência, durante os procedimentos acima.

 

5. Exercite os músculos do sistema estomatognático adequadamente: sugando líquidos e o “bolo alimentar” tenazmente, mastigando equilibrada e simetricamente.Procure o dentista ou ortodontista sempre que necessário, evitando se adaptar a qualquer problema.Observe e busque melhorar sua forma de falar e se comunicar, evitando movimentos exagerados ou hábitos viciosos com a musculatura facial, que não contribuem para uma excelente comunicação e ainda trazem riscos de rugas precoces.

 

O FONOAUDIÓLOGO é o profissional capacitado para trabalhar tanto com a sua comunicação quanto com seus músculos faciais.

Abrace as pessoas de frente! Massagear a alma ajuda a liberar algumas máscaras e tornar nossa expressão mais jovial e leve!

 

 

“BEM AVENTURADO O HOMEM QUE ACHA SABEDORIA, E O HOMEM QUE ADQUIRE CONHECIMENTO” Provérbios 3:13.

bottom of page